20.5 C
Brasília
18 abr 2024 08:58


Fernando Assad vai para o ‘plano superior’ pedir a nomeação dos concursados da Saúde do DF

Odontólogo sempre esteve a frente de mobilizações e reuniões em defesa da nomeação de concursados, contrário as Organizações Sociais e crítico em relação ao descaso da Saúde do DF em relação a assistência à população na Saúde Bucal

Para muitos, um mero anônimo, mas quem acompanha a batalha dos concursados, o odontólogo, Fernando Assad, morador de Brazlândia, foi um guerreiro combatente, que lutou até os últimos momentos da vida para garantir a nomeação dos concursados e pelo fim das Organizações Sociais (OSs) no DF.

Política Distrital teve a oportunidade e a honra de esbarrar com Assad, em reuniões no palácio do Buriti, na Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF),  em atos, manifestações e mobilizações, em que, na comissão dos concursados, representou com bravura os profissionais da Odontologia.

17 era a colocação de Assad que venceu um câncer no cérebro e encontrou energias para levantar bandeiras, faixas e pedir em alto e bom tom, pedir a nomeação dos 400 odontólogos e demais concursados aprovados nos últimos editais da Saúde do DF. Por diversas vezes pautou e questionou Política Distrital sobre os motivos de a SES-DF não valorizar ou dar a devida atenção à Saúde Bucal e as diversas áreas de atendimento de saúde pública do DF.

Uma oportunidade de este articulista conversar com Assad se deu na ocasião de uma palestra do gestor, médico e vereador do Rio de Janeiro, Paulo Pinheiro, realizada no Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico)(23/Mar). Mesmo sem muito tempo, pois precisava ir buscar a namorada na faculdade, solitário entre os concursados, lá estava o concursado para se subsidiar de informações sobre a tragédia que é o funcionamento das OSs naquele estado.

Reconhecimento

O vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Jorge Vianna, falou da importância da militância do Assad, em defesa dos concursados, dos servidores da Saúde e contra a terceirização dos serviços de saúde e lembrou que o Odontólogo ganhou respeito em todas as categorias da Saúde.

“Embora não seja um profissional de enfermagem, estava sempre com a categoria apoiando o Sintade, por várias vezes, de braços dados com os colegas da enfermagem, lutando pelo que ele acreditava. Acreditava em que o Estado pudesse honrar com os compromissos, que o Estado pudesse oferecer uma saúde de qualidade para a população e que o Estado pudesse honrar com os concursados que tranto lutaram que tanto se dedicaram nas escolas, nos cursos, para ser um dia um serventuário da Saúde. […] entra para a história como um cidadão que buscou o seu sonho, até o último dia da sua vida e por isso tem que ser aplaudido, de pé.”.

16 foi o dia que Infelizmente Assad foi para o ‘plano superior’, de onde certamente continuará a levantar a faixas e pedir  a nomeação dos profissionais concursados da Saúde do DF, ou a gritar não, às OSs. Política Distrital presta condolências aos familiares, amigos e aos concursados do DF.

Atualização : 16/6/2016 às 14h33

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever