25.5 C
Brasília
25 abr 2024 11:14


Sob nova direção: Diretoria do Sindicatos dos Enfermeiros do DF toma posse

Após comemoração, palavra de ordem é União, para enfrentar desafios que vem pela frente

Por Kleber Karpov

Para uns, a realização de um sonho, para outros, um doce gostinho de superação, mas todos concordam com uma coisa, assumir a direção do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SEDF) será um grande desafio, dado a conjuntura política local e nacional. Esse é o sentimento da diretoria que tomou posse no sábado (4/Jun), em uma festa que reuniu diversos atores da enfermagem e da Saúde do DF e do país.

Foto: Andre Zimmerer
Foto: Andre Zimmerer

O evento contou com presença do senador da República, Hélio José (PMDB), dos deputados distritais da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Bispo Renato Andrade (PR) e Chico Vigilante (PT), de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN),  de toda diretoria do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), além da presença maciça dos enfermeiros do DF.

“Um sonho que nos tem”

Foto: Andre Zimmerer
Foto: Andre Zimmerer

Durante a posse, emocionada, a presidente eleita, Dayse Amarílio Diniz de Araújo, contou como a chapa Renovação foi construída a partir da percepção de lacunas por parte dos colegas e que consideravam a necessidade de serem preenchidas. Dayse lembrou a importância do trabalho realizado pela direção que a precedeu e convidou a antecessora, Fátima e demais membros da ex-diretoria a somar forças para lidar com os novos desafios.

A nova sindicalista, também mencionou alguns desafios da nova diretoria, durante o triênio 2016/2019, a exemplo do posicionamento contrário às Organizações Sociais (OSs), da aproximação com as bases e o resgate da categoria. E foi além, Dayse falou da importância do se trabalhar também junto as instituições políticas na Câmara Legislativa do DF (CLDF), na Câmara dos Deputados e no Senado, tanto no sentido de buscar apoio quanto oferecer ideias de interesse da enfermagem.

Dayse ainda a preocupação em manter a unidade do grupo por meio de uma gestão colegiada onde todos posam contribuir, efetivamente, para enfrentar os novos desafios e nortear a condução do Sindicato dos Enfermeiros do DF.

Dayse concluiu o discurso conclamando os presentes a um brinde em que entoaram o slogam da chapa Renovação: “Juntos somos vais fortes”, o que foi dito por todos os presentes.

Depoimentos

Senador Hélio José, parabenizou a nova diretoria, lembrou da importância da união de todas as instituições ligadas a Enfermagem e colocou o gabinete à disposição do Sindicato dos Enfermeiros para ajudar a resolver as demandas da categoria.

Chico Vigilante observou que a nova gestão tem o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado pela anterior. Vigilante falou também ainda o Projeto de Lei, do Descanso em que é autor, onde pediu ajuda à categoria da enfermagem para garantir aprovação na CLDF.

“Eu acabo de apresentar um projeto e já quero colocar uma tarefa para vocês me ajudarem, o bispo Renato está ali e vai me ajudar também, e é um projeto que dá locais dignos para o repouso de vocês tão necessário para o repouso de vocês, tão necessário. Quero contar com a ajuda de todos vocês para que a gente possa aprovar esse projeto.”.

Bispo Renato Andrade, em uma fala breve, o Parlamentar parabenizou a todos os presentes, em nome da Mesa Diretora e dos 24 deputados. O Distrital lembrou ser totalmente contrário à instalação das Organizações Sociais e falou que o que acontece com a Saúde do DF é caso de Polícia.

“Se eu disser é claro, você falou sobre as OSs. Eu sou frontalmente contra a instalação das OSs aqui no DF. Sou membro da CPI da Saúde e nós estamos investigando o que aconteceu e o descaso que acontece hoje com a Saúde Pública do DF é caso de polícia. E tenham certeza pela construção de um novo tempo que nós vamos construir uma nova história.”.

O presidente do Coren-DF, Gilmey Guerra, parabenizou a chapa eleita o que considerou um marco importante de aproximação de toda categoria da Enfermagem. Para Guerra o fato de todas as instituições ligadas à Enfermagem comparecerem ao evento de posse da nova direção, a quem apoiou durante a campanha, reforça esse slogam brindado por Dayse Amarílio.

O vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, Também ratificou a fala de Guerra ao observar que posse a do SEDF consolidou, no DF, a união da Enfermagem brasileira com a presença de todas as instituições ligada a categoria, em âmbito federal e local.

Vianna lembrou ainda o contrassenso entre o discurso e a prática do meio político ao confrontar a comemoração da Semana da Enfermagem e a defesa dos profissionais de enfermagem. Nesse contexto o sindicalista fez alusão ao discurso proferido na comemoração realizada na Câmara dos Deputados.

“Toda semana da enfermagem aquele monte de parlamentar faz aquele café maravilhoso desejando feliz dia da enfermagem e todo discurso é o mesmo: – que a enfermagem é importante, que a enfermagem, se não fosse ela. Tá, mas espera aí, nos estamos cansados de homenagem, nós queremos efetividade, nós queremos nossas 30 horas semanais que ela saia do Congresso e vai pra base, nós queremos um piso salarial, nós queremos descanso. Nós queremos um lugar para descansar e não ficar dormindo em banheiro. Porque, pasmem, a festa aqui é gloriosa, linda, mas nós temos enfermeiros e técnicos em enfermagem dormindo em banheiro, então espera aí. Aí eu chamo toda categoria, agora colegas sindicalistas, vamos arregaçar a manga e vamos mostrar que a enfermagem agora tem comando, que a enfermagem vai mudar a cara e eu tenho certeza que nós seremos vitoriosos.”.

 

Erramos:

Ao anunciar a presença de Bispo Rodrigues (PR) na posse da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros, Entende-se, Bispo Renato Andrade (PR), deputado distrital da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever