19.5 C
Brasília
24 abr 2024 08:19


Câmara Legislativa do DF celebra Dia Internacional da África

Em comemoração ao Dia Internacional da África, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na manhã desta segunda-feira (30). No plenário da Casa, o berço da humanidade, como é tido o continente africano, foi homenageado por suas belezas socioculturais.

De autoria da parlamentar Telma Rufino (sem partido), o evento tem como objetivo a reflexão quanto a influência que o povo brasileiro tem dos africanos. “Brasília é a capital mundial da África, nós abrigamos o maior número de embaixadas africanas e isso nos orgulha muito e mostra como estamos ligados” diz a parlamentar.

A deputada ainda lembra que é preciso ampliar o quadro de negros no parlamento brasileiro. “Precisamos de mais destaque frente a sociedade, hoje ainda somos menos de 10% dos deputados e senadores”, conta.

O presidente da frente parlamentar internacional da CLDF, Lira (PHS), conta que desde o ano passado tem sido feito o trabalho de estreitamento dos laços com o continente a africano. “Este trabalho é uma forma de aproximar o legislativo brasiliense com os dos de outras capitais para que juntos consigamos aproximação econômica bilateral”, frisa.

Mulheres

O decano dos países africanos e embaixador do Zimbabwe, Thomas Bvuma, felicita os parlamentares e a Câmara Legislativa em nome dos demais embaixadores africanos pela lembrança ao Dia Internacional da África. “Este ano será considerado o ano africano dos direitos humanos, com ênfase para os direitos das mulheres”, lembra.

Lúcia Bessa ratifica a importância da coragem e do destemor que representam os povos africanos. “Devemos sempre agradecer por essas qualidades que herdamos, nós mulheres brasileiras somos a personificação da coragem e determinação, uma vez que precisamos destes todos os dias para enfrentarmos a violência e preconceito de gênero”, lembra a subsecretária da mulher do governo do Distrito Federal.

Comemoração

Comemorado no dia 25 de maio, o Dia Internacional da África, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 em reconhecimento ao mesmo dia do ano de 1963, quando chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, com vistas a erradicar a subordinação do continente africano aos demais continentes em suas ações colonialistas.

Nesse dia, foi fundada a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana, que tem como objetivos: “manter a unidade e a solidariedade africana, eliminar o colonialismo, garantir a soberania dos Estados Africanos e a sua integração econômica, bem como fomentar a cooperação política e cultural no continente”.

Thomas Bvuma lembra que neste ano será comemorado o quinquagésimo terceiro aniversário da OUA.

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever