23.5 C
Brasília
18 abr 2024 23:36


Secretaria de Saúde do DF autoriza revista em interior de veículo nas dependências do Parque de Apoio

Vistorias devem acontecer em veículos de servidores e visitantes que estacionarem nas dependências da unidade

Por Kleber Karpov

A Portaria nº 68 de 3 de maio, publicada pelo secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Fonseca, divide opiniões. A publicação estabelece que vigilantes do Parque de Apoio, que pode se tornar o futuro Parque Tecnológico e Industrial da Saúde, unidade passam a poder fazer vistoria no interior de veículos tanto de servidores quanto de pessoas que venham a transitar naquela unidade.

A portaria causou a irritação dos servidores que trabalham no Parque de Apoio e em outras unidades da Secretaria. Um dos profissionais, que pede para não ser identificado encaminhou cópia da portaria ao Política Distrital e criticou a ação da SES-DF.

 “Isso é um absurdo. Com tantos problemas para esse secretário se preocupar, ele está querendo que nos obrigar a ter nosso carro vistoriado? Isso é submeter a nós servidores a uma humilhação, invasão de privacidade. Ele está assediando a nós servidores.”.

Portaria68

Reincidência?

O caso lembra outro episódio que ocorreu no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em 2013, ocasião em que um ex-administrador da unidade, mandava vistoriar a bolsa de servidores daquele hospital, à época, sem normatização legal, local apropriado, ou profissionais qualificados para fazer as inspeções. A ação gerou críticas e acabou sendo revisto por parte da direção do HRAN.

Roubos

Política Distrital questionou o motivo da publicação da Portaria à SES-DF que, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que o motivo da regulamentação do procedimento tem por finalidade evitar furtos de equipamentos no Parque de Apoio.

“A Portaria nº 68 regulamenta o serviço de vigilância no Parque de Apoio. O documento imprime a garantia de segurança ao patrimônio público e aos servidores lotados no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde. A decisão de vistoriar os veículos foi tomada para evitar que possíveis furtos sejam realizados no local.”

O Blog questionou se há registros de furtos no Parque de Apoio, que justificasse a publicação da Portaria, e ainda, se a SES-DF não poderia utilizar outros meios, a exemplo do uso de câmeras de monitoramento.

A SES-DF confirmou a existência de casos de furtos e explicou que já manteve um serviço de monitoramento com câmeras na unidade. Porém, segundo a Secretaria, o equipamento foi furtado e causou prejuízo de R$ 600 mil.

“A Diretoria de Apoio Operacional informa que já houve registro de furto de câmeras no Parque de Apoio. O que causou um prejuízo de cerca de R$ 600 mil para a Secretaria de Saúde. À época, foi aberto uma investigação das circunstâncias do furto. No momento, o Parque de Apoio dispõe de 17 postos de segurança e não conta com auxílio de equipamentos eletrônicos para fins de segurança. Por fim, a Saúde frisa que todos os insumos, materiais e medicamentos da rede pública de Saúde são armazenados no Parque de Apoio.”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever