22.5 C
Brasília
18 abr 2024 01:26


Deputado distrital Rafael Prudente faz blitz no Hospital Regional de Sobradinho

Após visita gestores da Secretaria de Saúde prometem providências para esta semana

Por Kleber Karpov

No sábado (23/Abr), o deputado distrital, Rafael Prudente (PMDB), vez uma Blitz no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) após receber denúncias de falta de médicos, materiais e equipamentos com risco de cancelamento de cirurgias por falta de capacidade de atendimento. O Parlamentar gravou um vídeo que foi publicado na rede social Facebook, em que afirma serem “preocupantes” as condições encontradas naquela unidade.

Fiz neste sábado uma Blitz no Hospital Regional de Sobradinho e encontrei uma situação bastante preocupante. Muitos pacientes espalhados em macas nos corredores de acesso dentro do hospital, equipamentos quebrados, falta de médicos, falta de medicamentos e de materiais básicos como seringas. Veja como foi minha vistoria no HRS.

Equipamentos de hemodiálise parados por falta de manutenção - Foto: Reprodução
Equipamentos de hemodiálise parados por falta de manutenção – Foto: Reprodução

De acordo com Prudente, no Pronto Socorro há falta de médicos e enfermeiros, o que deixa o hospital superlotado dentro do Hospital, com pacientes nos corredores. O Distrital observa ainda a falta de medicamentos a exemplo de paracetamol, corticoides para prematuros e enzimas cardíacas, utilizadas para medicar pessoas infartadas.

O Parlamentar menciona que o HRS é referência em atendimento de hemodiálise em toda região norte, além de estados vizinhos. Porém, os equipamentos de hemodiálise estão parados por falta de manutenção.

Prudente observa ainda que o elevador está quebrado desde 2013 e que na maternidade os servidores são obrigados a transportar as grávidas em trabalho de parto.

 “As pacientes são levadas do Centro Cirúrgico para os quartos por essas rampas desniveladas e provocando movimentos bruscos e dores para quem acabou de fazer uma cirurgia.”.

Outro problema apontado por Parlamentar é a falta de manutenção das autoclaves, equipamento utilizado para esterilizar materiais cirúrgicos. No vídeo, Prudente, após conversar com gestores da SES-DF, recebeu a informação que devem receber manutenção ainda nesta semana.

Outra promessa recebida  por parte da Secretaria é a abertura de processo para fazer aquisição de medicamentos, o que deve também ocorrer ainda nesta semana. “Nós vamos cobrar agilidade e rapidez do governo para que outras pessoas não passem por esse tipo de problema.”, afirmou Prudente.

Fiz neste sábado uma Blitz no Hospital Regional de Sobradinho e encontrei uma situação bastante preocupante. Muitos…

Publicado por Rafael Prudente em Domingo, 24 de abril de 2016

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever