19.5 C
Brasília
16 abr 2024 06:23


Celina Leão apoia nutricionistas que aguardam nomeação na Secretaria de Saúde do DF

Celia em reunião com Nutricionistas e Técnicos em Nutrição - Foto: Ascom Celina Leão
Celia em reunião com Nutricionistas e Técnicos em Nutrição – Foto: Ascom Celina Leão

Uma reunião com concursados da saúde da área de nutrição ocupou, nesta quinta-feira (14), o auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF), com mais de 150 profissionais da área. A deputada Celina Leão, presidente da CLDF, recebeu os aprovados do concurso que reivindicam a contratação, tanto pela proximidade do fim da validade do concurso (dezembro/2016), quanto pelo déficit desses especialistas nas instituições públicas de saúde do GDF.

Com cartazes e faixas, os nutricionistas defenderam a nomeação dos aprovados, indicando, ainda o número do déficit: 181. Os representantes da classe questionavam o fato de que no ano passado só seis nutricionistas foram chamados.

Entre os defensores da categoria estavam a representante da comissão de concursados de Nutrição, Fernanda Monteiro, da comissão de técnicos de nutrição, Mariana Ximenes, a representante do Conselho Regional de Nutricionistas, dra. Suzana Furtado, a subsecretária de Recursos Humanos do GDF, Flávia Gondim, e a diretoria geral do Instituto do Grupo de Prevenção e Educação de Diabetes e Hipertensão (Grupedh), Karla Daniela Ferreira.

Celina Leão falou da reivindicação dos profissionais. “Essa é uma demanda que é prioridade na rede pública de saúde. Não há mão de obra suficiente”, enfatizou, ao ouvir os depoimentos dos profissionais, defendendo o investimento na prevenção de doenças. A parlamentar se comprometeu ainda em encaminhar à governança do GDF o pedido de prorrogação do concurso das nutricionistas por mais dois anos e que ainda vai conversar com o governador sobre o assunto. “Fazer um concurso e não ser nomeado mexe com o sonho das pessoas. A pessoa estuda, se prepara, passa e demora a tomar posse”, lamenta.

Para Karla Daniela é importante a intervenção da deputada Celina Leão no pleito da categoria. “A participação da deputada é fundamental na luta pela atenção primária. É importante colocar mais técnicos e nutricionistas, em função do avanço de doenças crônicas que vêm aumentando cada vez mais. Com a nomeação desses profissionais podemos ter prevenção, controle e educação quanto essas doenças crônicas e seus agravos, onde o profissional da nutrição é um educador em saúde”.

Fonte: Ascom Celina Leão

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever