23.5 C
Brasília
20 abr 2024 11:21


Após três mortes, imunização contra H1N1 será antecipada

Gestantes e crianças com até 5 anos poderão receber dose da vacina a partir de 25 de abril. Anúncio foi feito em coletiva da Saúde nesta sexta(8).

Por Ana Paula

A Secretaria de Saúde antecipou para 25 de abril o início da imunização de gestantes e de crianças com até 5 anos contra a influenza A H1N1. Os demais públicos-alvo devem esperar o dia da campanha nacional de vacinação, em 30 dia abril. A mudança foi possível porque a pasta negociou com o Ministério da Saúde e recebeu na quinta-feira (7) 162.950 doses da vacina.

“Essa medida foi tomada em virtude do caráter atípico da letalidade do vírus”, disse o subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (8).

Outro lote da vacina — com 130 mil doses — é aguardado para terça-feira (12). Se isso ocorrer, a data será antecipada mais uma vez e a imunização começará em 18 de abril. Nesse caso, além de gestantes e de crianças com até 5 anos, a secretaria vacinará profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas. Até o dia 30, o Distrito Federal receberá cerca de 650 mil doses.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado hoje (8) pela Secretaria de Saúde, há no Distrito Federal 85 suspeitas, 26 casos confirmados e três mortes pelo vírus da gripe H1N1 em 2016. “Excluindo 2009, quando houve uma epidemia mundial da doença, este é o período com mais mortes nas primeiras 13 semanas do ano”, afirmou Coelho. As três mortes confirmadas foram de moradoras de Águas Claras, do Paranoá e de Vicente Pires. Uma delas tinha mais de 60 anos e as outras duas estavam na faixa etária de 25 a 59 anos.

Também participou da coletiva a diretora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, Cristina Segatto.

Tratamento

A campanha nacional de vacinação contra gripe está marcada para 30 de abril. Na rede pública, a vacina é aplicada gratuitamente naqueles que apresentam maior risco de desenvolver complicações devido à influenza. São eles: pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou de outras condições clínicas especiais.

O público-alvo é definido por protocolo do Ministério da Saúde, responsável ainda por distribuir as doses da vacina, assim como a medicação para combate à doença, o remédio antiviral Oseltamivir, que se chama Tamiflu comercialmente.

É necessário ter a receita médica em duas vias, documento de identificação e o cartão nacional de saúde (que pode ser emitido quando for retirar o remédio).

O Distrito Federal tem em estoque 15 mil comprimidos do Tamiflu. Segundo Tiago Coelho, a quantidade é adequada para a realidade atual. “Ainda assim, estamos em processo de aquisição de mais medicamentos.”

Sintomas

A influenza — ou gripe, como é conhecida — é uma doença viral, altamente transmissível. Ela afeta, principalmente, nariz, garganta, boca, brônquios e, ocasionalmente, pulmões. Os sintomas mais comuns são febre acima de 37,8 graus, calafrios, mal-estar, dores no corpo, dor de garganta, prostração, coriza e tosse seca.

A infecção dura cerca de uma semana e a transmissão ocorre entre as pessoas por meio das vias respiratórias. Para prevenir a doença deve-se higienizar bem as mãos, evitar levá-las à boca, nariz e olhos, evitar aglomeração e uso de lenços descartáveis e procurar um médico se apresentar os sintomas.
Quem apresentar sintomas de gripe deve procurar as unidades básicas de saúde da rede. Todas elas estão preparadas para receber os pacientes e encaminhá-los para o tratamento adequado.

Dezesseis unidades de saúde pública oferecem o Tamiflu também para pacientes da rede privada:

  1. Centro de Saúde nº 11 de Brasilia
  2. Centro de Saúde nº 6 de Brasília (Adolescentro)
  3. Centro de Saúde nº 1 de Brazlândia
  4. Centro de Saúde nº 1 de Ceilândia
  5. Centro de Saúde nº 8 do Gama
  6. Centro de Saúde nº 1 do Guará
  7. Centro de Saúde nº 2 do Núcleo Bandeirante
  8. Centro de Saúde nº 1 do Paranoá
  9. Centro de Saúde nº 1 de Planaltina
  10. Centro de Saúde nº 2 do Recanto das Emas
  11. Centro de Saúde nº 4 de Samambaia
  12. Centro de Saúde nº 2 de Santa Maria
  13. Centro de Saúde nº 1 de São Sebastiao
  14. Centro de Saúde nº 1 de Sobradinho
  15. Centro de Saúde nº 4 de Taguatinga
  16. Farmácia ambulatorial do Hospital de Base

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever