27.5 C
Brasília
23 abr 2024 15:16


‘Quem não tem gato pulguento, foge de ratos’, esse é o caso no Hospital Regional da Asa Norte

Casos são relatados desde o início de 2016

Por Kleber Karpov

O Hospital Materno Infantil pode ter abelhas, o Hospital de Base do DF (HBDF), escorpiões, o Regional de Taguatinga (HRT) pode ter infestação de pulgas e um gato por culpado. Mas isso não causa inveja aos servidores e pacientes do Hospital Regional de Asa Norte (HRAN). Isso porque naquela unidade, profissionais de saúde contam velhos e quase mascotes da unidade, os ratos.

Ao menos é o que afirma uma profissional de enfermagem ao Política Distrital, que pede para não ser identificada. De acordo com a servidora, ninguém consegue pegar os ratinhos atrevidos que circulam em algumas dependências do HRAN. Segundo a trabalhadora, volta e meia, eles são objetos de perseguições, sustos e, quando aparecem, a gritaria é geral.

“No andar que trabalho a copa foi interditada porque acharam ratos lá. E a noite vire e mexe aparece um rato no posto. Já comunicamos a chefia imediata que afirma ter comunicado a chefia. A primeira vez que apareceu foi em Janeiro e agora está mais frequente. Esses dias eu comentando sobre o assunto, uma nutricionista me falou que a copa estava fechada por isso. Pois acharam um ninho de rato lá. E o dia q apareceu de novo eu não vi, só escutei as meninas e os pacientes gritando. Mas a copa continua fechada. Rola até um papo que encontraram um rato na estufa. No posto de enfermagem vários técnicos já viram mas até hoje não conseguiram pegar porque o rato geralmente aparece para quem tem medo. Até um paciente correu atrás dele de cadeira de rodas, tu acredita?”

Os ratinhos do HRAN são famosos. No final de fevereiro a TV Globo fez reportagem em que mostrou a farra dos ratos no quinto andar do Hospital. E os relatos é que em 2016 os bichos andam soltos na unidade. Um registro de Ata no HRAN deixa claro a festa: “Em 11 de janeiro constou no relatório da enfermaria: “Estávamos no posto de enfermagem da ala par quando téc enf Shirley mat 1661433X avistou um rato de médio porte de cor escura que logo se escondeu. (SIC)”.

20160401071229
Relatório em ata do HRAN demonstra a presença de ratos na unidade hospitalar

Secretaria de Saúde

Política Distrital questionou à Secretaria de Estado de Saúde se algum grupo de extermínio já passou pelo HRAN para acabar com a colônia de ratos, mas até o momento da publicação da matéria, não recebeu nenhum retorno.

Atualização

Após publicação da matéria a SES-DF se pronunciou por meio da Assessoria de Comunicação em que afirmou: “A direção do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) informa que desratizações periódicas são realizadas na unidade. Este ano já foram feitas duas. A empresa responsável pela desratização respeita o intervalo determinado pelo fabricante do pesticida e a próxima desratização está prevista para o próximo fim de semana. “

Atualizado em 1/4/2016 às 13h38

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever