28.5 C
Brasília
19 abr 2024 15:48


Saúde jogada às traças? Em laboratório do Hospital de Taguatinga foi às pulgas mesmo

Infestação ocorreu na última semana

Por Kleber Karpov
Servidora com quadro alérgico decorrente de picada de pulga
Servidora com quadro alérgico decorrente de picada de pulga – Foto: Reprodução/Divulgação

Pode parecer piada, mas depois de escorpiões no Hospital de Base do DF (HBDF) e abelhas no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), a infestação dessa vez ocorreu no laboratório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e as pulgas foram as grandes vilãs. Ao menos é o que afirma uma servidora daquela unidade, por meio de um áudio encaminhado ao Política Distrital.

Nele a servidora explica que as pulgas resolveram passear no HRT na quinta-feira (24/Mar) e foram motivo até de acidente de trabalho. Isso porque, de acordo com a trabalhadora, a chefia da unidade transferiu a coleta do laboratório da unidade para o corredor, que também, estava infestado pela praga: “A chefia obrigou a fazer coleta no corredor. Sendo que lá também tem pulgas e essas fotos são de uma colega que foi picada.”, disse.

Ainda de acordo com a servidora, devido ao tumulto de pacientes, com a coleta de exames no corredor, uma colega de trabalho chegou a se acidentar. “Ocorreu um acidente de trabalho, porque uma pessoa passou e esbarrou em uma servidora que teve um ferimento superficial com material contaminado.”.

Isolamento

Ao ser questionada por Política Distrital, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), esclareceu que tomou as devidas providências (24/Mar) ao dedetizar o laboratório e que fará nova dedetização na unidade nesta terça-feira (29/Mar).  “A direção do Hospital Regional de Taguatinga esclarece que já providenciou, no último dia 24 deste mês, a dedetização nos setores de laboratório da unidade, que estavam com infestação de pulgas. Ainda há vestígios do inseto e um novo procedimento será realizado nesta terça-feira (29).”.

Ainda de acordo com a SES-DF, os setores dedetizados deveriam permanecer fechados por 24 horas para não causar intoxicação em usuários e servidores do laboratório. “Porém, a direção da unidade trabalha para definir a estratégia para não haver interrupção do serviço, apesar da interdição, como o remanejamento dos procedimentos para outras unidades.”

Envenenadas

Servidora com quadro alérgico decorrente de picada de pulga
Servidora com quadro alérgico decorrente de picada de pulga – Foto: Reprodução/Divulgação

Embora a SES-DF tenha deixado claro a necessidade de isolamento do local onde o veneno foi aplicado, de acordo com a servidora, não foi o que ocorreu: “A chefia obrigou elas fazerem, não aceitou elas cancelarem as coletas, desde quinta. Na quinta-feira jogaram um pó, de veneno. Na sexta-feira eu trabalhei durante o dia com a garganta coçando, pinicando, por causa do veneno que estava dentro do laboratório. No sábado, eles lavaram, jogaram água lá. Eu trabalhei no sábado a noite e não tinha como repousar porque estava cheio de veneno. Querendo ou não, só jogaram água no chão e não tinha repouso. Para eu que sou alérgica, não tinha repouso, então passei às 12 horas sem cochilar nenhum segundo. E hoje (29/Mar), o pessoal pediu para cancelar a coleta, o pessoal da recepção, e a chefia se recusou. O nome dela é Poliana(SIC).”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever