24.5 C
Brasília
23 abr 2024 11:57


Paciente morre no Hospital Regional de Santa Maria, por falta de roupas, afirma servidora

Falta de lençóis e capotes impedem realizações de procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov

A saúde do DF virou um completo caos com reflexos na morte de pacientes por falta de equipamentos de tomografia, raio X e hemodiálise; de leitos de UTI; e, de profissionais. Mas quando se imagina que o caos instalado não poderia ficar pior, o Sistema Único de Saúde do DF computa reincidência de relato de casos de óbito de pacientes em decorrência de falta de roupas.

Essa foi a denúncia recebida por Política Distrital nesta segunda-feira (28/Mar). De acordo com uma servidora que prefere não ser identificada.

“Os hospitais de Base, Sobradinho, Santa Maria e Gama estão sem roupas. Em Santa Maria, nesse fim de semana, morreu paciente, por falta de roupas para poder fazer cirurgia. A Secretaria está com contrato vencido desde fevereiro de 2015 a empresa NJ [NJ Lavanderia Industrial e Hospitalar Ltda.] até hoje não renovou e está sem contrato com a SES. E os hospitais que estão terceirizados [a lavanderia], estão sofrendo. Como vamos resolver esse problema?”

Terceirizações

Ainda de acordo com a servidora no HRSM, 100 % da lavanderia é terceirizada, já no Hospital de Base do DF (HBDF), Hospital Regional de Sobradinho (HRS) e Hospital Regional do Gama (HRG) metade do montante de roupas ficam por conta da NJ Lavanderia.

Reincidência

Em janeiro de 2016 problema semelhante foi abordado no jornal do DFTV no HBDF em que houve o registro da morte de uma senhora, após um procedimento cirúrgico ser cancelado por falta de capote.

Na Justiça

Vale lembrar que a Saúde, há mais de um ano, está sob decreto de estado de emergência. Em junho de 2015 por força de ação civil pública do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), a 1ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), determinou, em caráter liminar, o bloqueio de R$ 14,2 mil em bens do ex-secretário de Saúde, Elias Miziara, um servidor da SES-DF, da NJ e de representante da empresa, por falta de licitação em um contrato firmado no ano passado. Isso por prestação de serviço por parte da NJ à SES-DF. Isso porque Miziara celebrou contrato com a Empresa mesmo após receber recomendação do MPDFT para realizar licitações.

Secretaria de Saúde

Política Distrital tentou apurar o caso da morte do paciente denunciado por servidor da SES-DF, em que questionou: Que unidades além das mencionadas estão com falta de roupas? A morte do paciente no HRSM procede? A empresa terceirizada de fato está trabalhando sem contrato? Os pagamentos estão de fato atrasados? Há previsão de regularização?

No entanto, até o momento da publicação da matéria, o Blog recebeu informação, por parte da Assessoria de Comunicação (Ascom), que está apurando o caso com pedido de mais informações: “Estamos apurando sua demanda, mas para saber sobre o óbito em Santa Maria precisamos do nome e data de nascimento do paciente.”.

Atualização:

Às 13h11, Política Distrital recebeu novo contato da SES-DF, em que negou a morte de paciente proveniente de falta de roupas no HRSM:

A Secretaria de Saúde nega a morte de paciente por falta de roupa nos hospitais e esclarece que já estão sendo adotadas medidas para regularização do pagamento à empresa terceirizada o mais rápido possível. A Gerência de Hotelaria já adotou medidas para minimizar o problema. As roupas do Hospital de Base estão sendo lavadas no HRAN e no HMIB. No Hospital do Gama não há falta de roupas. 

NJ Lavanderia

O blog tentou contato com a NJ Lavanderia por meio de quatro números telefônicos associados à Empresa em pesquisas na internet. Porém, em todas as chamadas atendidas, a resposta é que a empresa não atende no referido telefone.

Atualização: 28/3/2016 às 13h13

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever