26.5 C
Brasília
24 abr 2024 19:12


Sanoli volta a suspender fornecimento de refeição para servidores e acompanhantes em unidades de Saúde

Da Redação

Sob alegação de falta de pagamentos a empresa Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação Ltda, anuncia nova suspensão de fornecimento de refeições para servidores e acompanhantes de pacientes nos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), nega atrasos e ameaça aplicar sanções previstas em Lei.

Em nota afixada próximo aos refeitórios das unidades de Saúde a Sanoli informa que “viu-se obrigada a interromper os serviços de alimentação nos refeitórios dos Hospitais e UPAs da Secretaria de Saúde em razão do não recebimento das faturas de fornecimento de alimentação hospitalar”.

Segundo a empresa, a suspensão deve ocorrer a partir desta sexta-feira (10/Mar), e deixa a entender que os pacientes podem ser atingidos com a falta de refeições. Isso porque afirma que manterá o fornecimento das refeições às pessoas internadas “enquanto for possível”.

20160309152726

Punição

Política Distrital apurou com SES-DF que, por meio da Assessoria de Comunicação, negou a existência de dívidas. De acordo com a Pasta: “A Secretaria de Saúde esclarece que não há débitos pendentes com a empresa Sanoli. Neste momento, tramita na pasta o ateste da fatura de fevereiro de 2016. Tão logo o documento seja liberado, a secretaria emitirá o empenho para pagar pelo serviço prestado. Caso haja interrupção na prestação do serviço, a secretaria aplicará as medidas previstas na Lei de Licitações e Contratos.”.  Porém a Secretaria não se posicionou em relação à um plano emergencial, caso haja suspensão de alimentação, também, aos pacientes.

Problemas

Além dos problemas financeiros, a Sanoli é alvo de queixas de servidores em relação à qualidade das refeições servidas nos refeitórios. O caso mais recente ocorreu no final de novembro quando profissionais de Saúde do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), reclamaram do excesso de óleo na refeição. Indignada a trabalhadora mostrou o prato servido e manipulou a comida com as mãos para demonstrar que a refeição estava encharcada de óleo. Na ocasião a Empresa informou que abriria uma sindicância para apurar o caso.

Licitação

Na mira do Ministério Público do DF e Território (MPDFT) a SES-DF chegou a anunciar (20/Nov), a licitação para realização de novos contratos para fornecimento de alimentação hospitalar. Na ocasião a Secretaria anunciou a divisão em 13 lotes, de modo a permitir maior concorrência e impedir, que em eventual suspensão de fornecimento de refeições, toda a rede fosse atingida. Desde o final de 2014, a Sanoli, tem cancelado o fornecimento de refeições sob alegação de não recebimento. Em algumas das ocasiões, a SES-DF nega irregularidades no pagamento. A Empresa atende a SES-DF há mais de 20 anos, nos últimos 13 por meio de contratos emergenciais.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever