20.5 C
Brasília
19 abr 2024 05:54


Lula, alvo de nova fase da Lava Jato, é obrigado a depor na Polícia Federal

A nova operação chamada Aletheia tem como principais alvos Lula e seus filhos. Há mandados de busca de condução coercitiva em São Bernardo, Atibaia e Guarujá

Por Thiago Bronzatto

A Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Lava Jato nesta sexta-feira (4). É a 24ª fase da operação. O nome é Aletheia. Entre os alvos estão o ex-presidente Lula e seus filhos.

Há cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal. Eles cumprem 44 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva. A condução coercitiva significa que o investigado é obrigado a se dirigir à polícia para prestar depoimento.

 

Segundo a Folha de S. Paulo, Lula foi levado de sua casa, mas não será ouvido em São Paulo. Os advogados tinham entrado com pedido de habeas corpus preventivo. Mas o habeas corpus só era válido para São Paulo. A medida foi solicitada de Curitiba, onde despacha o juiz federal Sergio Moro.

Segundo relatos, Lula reagiu bem quando a PF chegou a sua porta, às 6h da manhã, em São Bernardo. Quatro carros entraram na garagem do prédio e cerca de dez agentes ficaram na portaria.

Os mandados são cumpridos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. É um desdobramento da Operação Acarajé, deflagrada na semana passada.

Para a cidade de São Bernardo do Campo, onde Lula mora, foram direcionados cinco mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva. Para Atibaia, onde está o sítio Santa Bárbara, usado por Lula, são dois mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva. E ainda há um mandado de busca e apreensão para o Guarujá, onde está o Triplex ligado à família de Lula.

Fonte: Época

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever