20.5 C
Brasília
18 abr 2024 10:07


Exclusivo: Presidente do Sindicato dos Médicos pede expulsão de governador do DF do PSB

Após apresentar defesa de pedido de expulsão, presidente de Sindicato dos Médicos  faz representação contra governador do DF. Revanche?

Por Kleber Karpov

O presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, entrou com representação em que pede a expulsão do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB),  junto ao Conselho de Ética e Fidelidade Partidária do Partido. Entre os motivos elencados o Sindicalista, alega descumprimento do Manifesto, Programa, Estatuto e Código de Ética e Fidelidade Partidária. A medida ocorre após o ex-chefe de gabinete de Rollemberg, Rômulo Neves, (ex-PSB, recém-filiado à Rede Sustentabilidade), representar contra Fialho, junto ao PSB-DF.

Dentre as alegações, Filho sustenta que na condição de governador do DF, Rollemberg, descumpre, sistematicamente: o programa de governo, declarado junto ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF); as promessas de campanha.

be270b23-d292-4131-bafd-56f663e3c000

O Sindicalista aponta ainda descumprimento o Programa e Estatuto do PSB por: Não integrar filiados pessebistas à equipe do governo; Promover a privatização por meio das Parcerias Público-Privadas e Organizações Sociais; Patrocinar programa pessoal em detrimento das diretrizes do PSB que veda a privatização na Saúde, Educação e Transporte; Violação dos princípios de respeito sindical e perseguição à classe médica e líderes sindicais; Descumprimento de reposição salarial e omissão para viabilizar pagamentos previstos em Lei para o funcionalismo público do DF em que aplica a redutibilidade salarial, vedada pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Distrito Federal.;   Prejuízo à legenda do PSB, na composição de coligações proporcionais para disputas eleitorais à deputado distrital e federal;

Na representação, Fialho alega que tais descumprimentos de promessas, por parte do Governador, prejudica não apenas a população do DF, além de repercutir nacionalmente, o que segundo o Sindicalista, atinge a imagem do partido como um todo.

Repercussão nacional

Segundo suplente a uma vaga para deputado distrital pelo PSB com 8.858 votos, além de representar contra Rollemberg junto ao PSB-DF, Fialho também notificou o PSB Nacional, para que tomem conhecimento da ação na Capital Federal. Isso porque de acordo com o Sindicalista, na representação, além de repercutir nacionalmente, os descumprimentos de promessas e demais arbitrariedades apontadas, atingem a imagem do partido como um todo.

 

8b1518ba-5c2c-4785-b12c-32342d45ef8e

Entenda o caso

Desde outubro de 2015 ocasião em que Fialho, na condição e presidente do SindMédico e representante da classe médica, compôs o Movimento em Defesa do Servidor Público e em conjunto com outras 16 entidades sindicais  houve a deflagração da greve de 33 categorias representantes de mais de 100 mil servidores públicos do GDF, a relação entre o Sindicalista e Rollemberg começou a ‘azedar’.

Isso porque durante uma reunião na Câmara Legislativa do DF (CLDF)(Nov/2015), houve o vazamento de um vídeo onde Fialho ‘supostamente’ teria incitado os médicos a boicotar a gestão Rollemberg. No trecho que viralizou nas rede sociais, o Sindicalista pronuncia a frase: “Os servidores públicos podem voltar sem nada, mas vai ser quatro anos travando a máquina pública e boicotando o governo”, afirmou no trecho que vazou na internet, que foi interpretado por uma ‘declaração de guerra’ do dirigente sindical para com o Chefe do Executivo.

Em novembro de 2015, o ex-pessebista, Rômulo Neves, entrou com representação junto à Comissão de Ética e Fidelidade Partidária do PSB, pedindo a expulsão de Fialho. Este por sua vez se apresentou defesa, conforme matéria publicada com exclusividade por Política Distrital (13/Fev), sob o título Presidente de SindMédico-DF apresenta defesa e questiona consistência de pedido de expulsão do PSB.

E episódio também resultou em uma suposta ‘exclusão’ do abono dos dias faltados dos médicos, durante a greve dos médicos ocorrida em 2015, sob o argumento que a greve comandada por parte do SindMédico, ser decretada ilegal no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). Porém, na última quarta-feira (24/Fev), ao anunciar que abonaria o ponto dos servidores, mediante reposição as horas, Rollemberg voltou atrás e estendeu a bonificação, também, à categoria médica.

Confira o vídeo:

Rollemberg não se pronuncia

Politica Distrital tentou ouvir a versão de Rollemberg sobre a representação de Fialho, porém, por meio da Assessoria de Comunicação, foi informado que o Governador não opinará sobre o assunto.

O Blog conversou ainda com o presidente do PSB-DF, Antonio Fucio que esclareceu: “Nós recebemos a representação e vamos encaminhar para o Conselho de Ética que vai apurar o caso e só então o partido deve se deliberar sobre o assunto.”, afirmou ao explicar que o Governador, não poderia se manifestar por ser uma representação partidária.

Confira a representação na íntegra

Representação de Gutemberg Fialho, SindMédico contra governador Rodrigo Rollemberg

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever