23.5 C
Brasília
18 abr 2024 23:05


Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF se reúne com Vice-Governador do DF e garante pagamento das faltas dos servidores durante à greve de 2015

Após reunião com vice-governador, Secretaria de Saúde expede ofício informando que não haverá descontos enquanto negociação com Grupo de Trabalho não for concluída.

Por Kleber Karpov

Na noite de quinta-feira (18/Fev), a direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), se reuniu com o vice-governador do DF, Renato Santana (PSD), para solicitar que houvesse abono do ponto relativo aos dias parados durante a greve de 2015. Isso porque o sistema do ponto eletrônico (Forponto) tem fechamento, automático, a cada quatro meses, o que ocorre neta sexta-feira (19/fev) e uma vez que não houve definição de acordo, os servidores poderiam ter os dias descontados.

Na ocasião da reunião após a diretora de Assuntos Jurídicos do Sindate-DF, Elza Aparecida, explicar a situação ao Vice-Governador e de posse dos documentos, Santana entrou em contato com o secretário adjunto de Relações Institucionais da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski e ainda com a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Eliene Berg, para se inteirar da situação.

Na ocasião Santana solicitou à Eliene Berg que tomasse providências e se comprometeu junto à diretoria do Sindate-DF, que os servidores da Saúde, não teriam descontados os dias faltados durante a greve.

A resposta à reivindicação do Sindate-DF, ocorreu nesta sexta-feira, ocasião em que a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep/SES-DF), Flavia Cáritas Mendonça Gondim do Nascimento, emitiu a circular nº 03/2016, direcionada às “várias categorias profissionais” da SES-DF, com exceção dos médicos, para informar que não haverá cortes de pontos dos servidores que participaram do movimento de greve, enquanto não houver fechamento das negociações dos Grupos de Trabalho.

abono de ponto

Por um triz

Ao Política Distrital, Elza Aparecida explicou que se o Sindate-DF não tivesse tomado tal iniciativa muito provavelmente correria o risco de os servidores que estiveram nas greves terem os dias descontados: “Embora não houvesse reunião agendada, nós fomos para o Buriti, e prontamente o vice-governador Renato Santana nos recebeu e hoje com a circular da Secretaria de Saúde, o problema foi resolvido. Esse Grupo de Trabalho infelizmente, parece que está meio emperrado e como ainda não havia uma negociação firmada, muito provavelmente os servidores que se mobilizaram durante a greve teriam os dias cortados.”, afirmou Elza Aparecida.

Assédio Moral

O Blog conversou ainda com o vice-presidente do Sindate-DF que criticou a ação de alguns gestores: “Infelizmente alguns gestores começaram a ameaçar e assediar os trabalhadores, dizendo que o forponto iria girar no dia 20, ter corte de ponto e que não havia pagamento. Isso é um absurdo, sendo que eles sabiam que nós estamos negociando o abono dos dias parados durante a greve. Nada justifica um gestor, que está no mesmo barco que a gente, ficar assediando o trabalhador. Peço aos gestores que parem de esse tipo de conduta que não acrescenta em nada para ninguém. Creio que provavelmente, na próxima semana, consigamos definir essa negociação.”, afirmou Vianna.

Entenda o caso

Mesmo com a declaração de ilegalidade da greve do Sindate-DF por parte do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), a categoria permaneceu em greve até 5 de novembro. Na ocasião outros 16 sindicatos que compuseram o Movimento Unificado em Defesa dos Trabalhadores, que representam 32 categorias e um montante de mais de 100 mil servidores públicos, também aderiram declararam greve uma vez que não tiveram a incorporações de Gratificações de Atividades.

 Com isso a greve do Sindate-DF foi mantida até 4 de novembro e uma das condições negociadas com o GDF para o término da greve estava o abono dos dias trabalhados. Na ocasião, Rollemberg, aceitou a proposta, desde que houvesse reposição dos dias parados e constituiu um Grupo de Trabalho para definir prazos.

ERRAMOS

No título da matéria Politica Distrital utilizou o termo abornar, equivocadamente, o que foi corrigido. Isto porque conforme consta no texto original da matéria, a medida, impedimento de corte dos dias faltados é paliativa, até que o Grupo de Trabalho defina com as entidades sindicais em que condições o abono será concedido.

Onde lia-se: Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF se reúne com Vice-Governador do DF e garante abono das faltas dos servidores durante à greve de 2015
Entende-se: Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF se reúne com Vice-Governador do DF e garante pagamento das faltas dos servidores durante à greve de 2015

Atualização: 19/2/2016 às 19h15

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever