20.5 C
Brasília
19 abr 2024 06:04


Falta vacina contra hepatite B em unidades de Saúde do DF

Por Renato Souza

A vacina contra hepatite B está com estoque zerado em todo o Distrito Federal. Quem procurou os postos nesta quinta-feira (04) para se vacinar recebeu a notícia da falta da medicação. Uma profissional da área da Secretaria de Saúde, que prefere não se identificar, procurou postos de saúde para se vacinar e ficou preocupada ao receber a notícia. Os profissionais de saúde estão mais expostos a esse tipo de doença.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, que também pode ser adquirida por meio de objetos contaminados. Até mesmo no salão de beleza pode ocorrer a infecção pelo vírus da doença, quando os materiais usados não são esterilizados.

No Centro de Saúde 08, na 514/515 da Asa Sul, um aviso informa a falta da vacina logo na entrada da unidade de saúde. Além da vacina da hepatite B, estariam em falta vacinas contra Hepatite A, antitetânica (dT adulto), DTP (difteria, tétano e coqueluche), dTpa para gestantes (difteria, tétano e coqueluche acelular), dTpa infantil e soro antirrábico.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde, que em nota, informou “que o repasse de todas estas vacinas é feito via Ministério da Saúde e, no momento, há previsão para reabastecimento apenas das vacinas contra hepatite B e DTP – até o final de fevereiro”.

Ainda segundo a secretaria, outros imunobiológicos continuam sem previsão de reposição de estoque, por parte do governo federal. O órgão ressalta que permanecerá em constante diálogo com o órgão para regularizar o abastecimento.

Fonte: Facebook Renato Souza

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever