28.5 C
Brasília
25 abr 2024 18:16


Enfermeira, cunhada de vice-governador do DF morre de dengue hemorrágica

Maria Cristina Natal Santana era enfermeira em Brazlândia, região administrativa recordista em casos de dengue em 2016, segundo boletim divulgado na noite desta quarta-feira (27/1) pela Secretaria de Saúde. Em todo o DF, foram 562 confirmações

O caso de Maria Cristina Natal Santana, cunhada do vice-governador do DF, Renato Santana, é a primeira morte em decorrência de dengue hemorrágica confirmada no Distrito Federal em 2016. Ela morreu na madrugada desta quarta-feira (27/1), no Hospital Regional de Brazlândia.

Maria Cristina tinha 42 anos e era casada com Pedro Santana, irmão do vice-governador. Servidora da Secretaria de Saúde, ela trabalhava como enfermeira no Hospital de Brazlândia e, quando passou mal, escolheu a unidade pela proximidade com a residência dela e por conhecer a equipe médica, embora tivesse plano de saúde.

Ela já havia passado por uma cirurgia bariátrica e, recentemente, estava com a saúde debilitada. Na tarde de terça (26), sentiu um mal-estar, com sintomas da dengue e, ao chegar no hospital, já apresentava sangramento interno.

Boletim epidemiológico
Brazlândia continua como a cidade do DF com mais casos de dengue registrados em 2016: são 162, contra os três do ano anterior. São Sebastião (53), Ceilândia (37) e Planaltina (37) vêm na sequência. Não houve alteração no número de casos de febre chikungunya e zika em relação à semana anterior, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde no início da noite desta quarta (27).

De acordo com a pasta, foram 562 casos de dengue confirmados no DF entre 1° de janeiro e a última segunda-feira (25/1) — 487 de residentes no Distrito Federal e 75 de moradores de outras regiões administrativas. O número é quase três vezes maior do que o registrado em período similar no ano anterior, com 206 ocorrências.

Dengue

Fonte: Metrópoles

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever