27.5 C
Brasília
18 abr 2024 16:21


Hospital Universitário de Brasília reabre UTI Adulto

Com a contratação de novos médicos, atendimento nos dez leitos da unidade é normalizado

A partir desta segunda-feira (18), a UTI Adulto do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) volta a operar com os dez leitos funcionando normalmente. A unidade recebeu o reforço de quatro novos médicos, aprovados em concurso público promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O HUB está pronto para cumprir as metas e deixar o serviço funcionando plenamente, o que favorece o ambiente para ensino e assistência de qualidade. A reabertura dos leitos demonstra o empenho da instituição em resolver os problemas rapidamente, atendendo as necessidades da comunidade”, afirma o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho.

Com a reabertura da UTI, a instituição volta a normalizar a realização de cirurgias de grande porte. Além dos quatro médicos que vão atuar na UTI Adulto, também foram contratados mais três profissionais para a UTI Neonatal e outros quatro para a Unidade de Pacientes Críticos.

“Para o hospital e para os pacientes é um compromisso de dar todo o suporte real para quem precisa de UTI. É um ganho para a sociedade e para o hospital também”, garante o chefe interino da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-Intensivos do HUB, Marcelo Barbosa.

No dia 17 de dezembro de 2015, a UTI Adulto foi fechada com a transferência dos  quatro leitos regulados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para outra unidade do próprio HUB. A medida foi tomada para garantir a segurança dos pacientes, já que as vagas de médicos no setor não haviam sido preenchidas, mesmo com a realização de quatro concursos públicos.

Histórico
No último ano, a quantidade de leitos de Terapia Intensiva no HUB saltou de 10 para 45. Em 2014, a instituição contava com seis leitos de UTI Geral/Adulto e quatro de UTI Neonatal. Em 2015, esse número progrediu para dez, em cada uma das UTIs, totalizando 20 leitos. Também foram criadas uma UTI Neonatal intermediária com 5 leitos (UCIN), uma UTI Geral Semi-Intensiva com doze leitos e uma Unidade Coronariana com oito leitos. A expectativa é chegar ao segundo semestre de 2016 com 64 leitos de UTI.

Fonte: Ascom HUB

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever