19.5 C
Brasília
24 abr 2024 09:52


Secretaria registra, em 2015, mais de 2 mil agravos relacionados a trabalhadores da Saúde

Por Ailane Silva

Em 2015, 2.073 mil notificações de agravos relacionados ao trabalho foram registradas pelas equipes do Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-DF), da Secretaria de Saúde. A quantidade é superior ao total registrado em 2014, quando o número chegou a 1.898, ou seja, foram 175 notificações a mais neste ano.

“Nosso objetivo é aumentar o registro de notificações para chegar mais próximo do número real de casos no Distrito Federal, por isso, estamos ampliando a busca ativa, que consiste na visita a empresas e ambientes de trabalho, inclusive, na área rural, para verificar as condições de trabalho e avaliar a saúde dos trabalhadores”, destacou a gerente de Articulação em Saúde do Trabalhador, Kelly Moreira.

Os acidentes de trabalho grave, quando o afastamento do funcionário é superior a 30 dias, lideram a lista em 2015, com 816 casos. Em segundo lugar, estão acidentes com exposição a material biológico, que ocorrem com os profissionais de saúde e marcaram 476 registros; seguido por dermatose ocupacional, com 353 ocorrências.

Na área rural, os agrotóxicos utilizados pelos trabalhadores foram responsáveis pela maioria das intoxicações exógenas, ou seja, causadas pela exposição a substâncias químicas. “Foram 76 casos. Quase 100% deles ocorreram em função dos agrotóxicos”, apontou a gerente.

Já as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), originados por movimentos recorrentes que geram lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar, somam 87 ocorrências. Seguem na lista o câncer relacionado ao trabalho, com 76 casos, e perda auditiva induzida por ruído (Pair), com 74.

Por fim, estão o transtorno mental, com seis ocorrências, além de apenas um caso de pneumoconiose, que gera agravos no pulmão em função da aspiração excessiva de poeira.

Confira o quadro geral de notificações relacionadas ao trabalho:

AGRAVOS – Saúde do Trabalhador 2015

TOTAL

Acidentes de trabalho com exposição à material biológico

476

Acidente de trabalho grave

816

Câncer relacionado ao trabalho

76

Dermatose ocupacional

353

Intoxicação exógena

184

Lesões por Esforços Repetitivos (LER)/ Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort)

87

Perda auditiva induzida por ruído (Pair)

74

Pneumoconiose

01

Transtorno mental

06

Total 

2073

Obs.: Os números podem alterar até o encerramento de dezembro de 2015.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever