23.5 C
Brasília
20 abr 2024 10:54


Greve dos Professores: Eu estou voltando pra sala!

Em assembleia na manhã desta quinta-feira (12), categoria decidiu voltar às salas de aula na sexta-feira

O Sindicato dos Professores decidiu na manhã desta quinta-feira (12) suspender a greve da categoria, iniciada em 15 de outubro, e voltar às salas de aula amanhã. A decisão tomada em assembleia em frente ao Palácio do Buriti ocorreu após os grevistas receberem proposta formalizada pelo governo.

Em documento assinado pelo chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, o Executivo assegura o pagamento dos dias parados, condicionado à reposição das aulas. O calendário para que sejam cumpridos os 200 dias letivos exigidos pela lei federal será elaborado em conjunto. Nova assembleia está marcada para a primeira semana do ano letivo de 2016.

São 19 compromissos do governo. Será instituído imediatamente grupo de trabalho para discutir propostas de plano de saúde do magistério. O grupo será formado por representantes do Executivo e do sindicato. Além disso, uma comissão será formada para estudar uma solução quanto ao pagamento do auxílio-transporte a professores que vivem na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. O sindicato questiona a exigência de comprovação do deslocamento diário, definida por lei.

O governo compromete-se, ainda, a concluir em dez dias o texto do projeto de lei que trata do pagamento do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte para professores temporários. Assegura também a manutenção do direito à licença prêmio e à jornada ampliada. Quanto à situação dos professores em débito com o Banco de Brasília, o governo marcará, até o dia 16, reunião para tratar do assunto.

No documento, o Executivo confirma o compromisso de começar a pagar, em outubro de 2016, as parcelas dos aumentos que não puderam ser depositadas neste semestre. Ratifica também a constituição de um grupo de trabalho que proponha alternativas que garantam aumento de receitas e permitam o pagamento das parcelas retroativas. Esses dois itens valem para todas as categorias de servidores públicos afetadas, não apenas para os professores.

Fonte: Blog do Callado

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever