20.5 C
Brasília
16 abr 2024 01:56


Mais de 1000 pessoas procuraram o HRAN para atendimento durante mutirão contra o Câncer de Pele

Procura foi tanta que causou tumulto.

Por Kleber Karpov

A quantidade de pessoas  que esteve no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) (7/Out) surpreendeu os 20 especialistas em câncer de pele. Mais de 1000 pessoas compareceram ao Hospital no dia do mutirão Dia C Contra o Câncer de Pele, para se consultarem, o que causou tumulto.

O evento ocorreu por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e foram realizadas consultas, diagnósticos, inícios de tratamentos e cirurgias.

De acordo com a supervisora de enfermagem, Monalyza Reis Rodrigues Pinto, o mutirão coordenado pelas médicas dermatologistas, Beatriz de Medeiros Ribeiro e Roula Kosak, realizou 1100 consultas, 150 diagnósticos de câncer de pele, além de 35 cirurgias. “No início do dia houve um pouco de tumulto pelo grande número de pacientes, porém, logo foi contornado.”, afirmou Thais Monalisa.

Saiba mais sobre o Dia C

20151108061600
Equipe de profissionais que participaram do Dia C no HRAN

O Dia C é realizado a cada ano, para reforçar as ações do SBD contra o Câncer de Pele. Este ano ocorreu em 121 postos de atendimento de 23 estados brasileiros e reuniu mais de 3 mil dermatologistas voluntários. De acordo com publicação no site da entidade: “Desde a implementação do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, em 2012, já foram atendidas mais de 360 mil pessoas.”. A data faz parte das ações do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), instituído pela entidade em 1999.

Câncer de Pele

Ainda de acordo com publicação do SBD o câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, definimos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada á exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.

Apesar da incidência elevada, o câncer da pele não-melanoma tem baixa letalidade e pode ser curado com facilidade se detectado precocemente. Por isso, examine regularmente sua pele e procure imediatamente um dermatologista caso perceba pintas ou sinais suspeitos.

Erramos:

Onde foi mencionado supervisora de enfermagem Thais Monalisa Alves do Amaral;

O correto é: Monalyza Reis Rodrigues Pinto. A retificação foi devidamente realizada na matéria.

Atualização: 9/11/2015 às 17h14 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever