20.5 C
Brasília
24 abr 2024 05:46


Falta de energia em Hospital de Brazlândia quase levou pacientes a óbito

Enquanto tentavam conseguir vagas em outros hospitais, pacientes ficaram agonizando.

Por Kleber Karpov

Uma queda de energia que ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (6/Nov), afetou o Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) e colocou quatro pacientes internados na unidade em risco de morte. Isso porque de acordo com um servidor da unidade que entrou em contato com Política Distrital, e não deseja ser identificado, não havia outro hospital da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), disponível para recebê-los, porém a SES-DF informa que transferiu dois pacientes em estado grave.

De acordo com o denunciante, a energia acabou por volta das 13h e na ocasião o gerador daquela área não estava funcionando. “Ficamos desesperados pois quando a energia acabou o gerador, que é velho, não funcionou. Ficamos com quatro pacientes entubados, agonizando, com perigo de morte devido a falta de energia e não conseguimos mandar eles para outro hospital.”, explicou”.

Política Distrital entrou em contato com a SES-DF, que por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), confirmou a falta de energia, parcial, no HRBz, em decorrência de pane da subastação de energia da cidade. “De acordo com a direção da unidade, às 20h30 a iluminação foi totalmente religada. Por causa do incidente, dois pacientes que estavam internados em estado grave foram transferidos – por equipe do SAMU – para os hospitais de Base e Samambaia.”

Ainda de acordo com a Secretaria: “No momento da queda de luz, os dois geradores do HRBz  foram ligados, porém, um deles apresentou defeito e não foi suficiente para que a distribuição de energia fosse completa.”, explicou e observou: “A Companhia Elétrica de Brasília (CEB) foi acionada e já enviou equipe para consertar a subestação de energia da  cidade.”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever