20.5 C
Brasília
24 abr 2024 02:29


“Pacientes estão morrendo por falta de condições mínimas de trabalho”, afirma cardiologista do Hospital de Base do DF

Por Kleber Karpov

Um cirurgião cardiologista do Hospital de Base do DF (HBDF), que não deseja ser identificado, denuncia ao Política Distrital, a impossibilidade de fazer diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). De acordo com o denunciante reclama que o HBDF está desabastecido, por três semanas. A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) confirma apenas 15 dias de atraso na entrega dos produtos à unidade de saúde.

Ainda de acordo com o denunciante, além de reagentes para diagnosticar IAM, falta ainda enzimas cardíacas e stens – prótese em formato de tubo, utilizado no interior de uma artéria para evitar uma possível obstrução total de vasos sanguíneos –, utilizado em cirurgias cardíacas.

“Pacientes estão morrendo por falta de condições mínimas de trabalho!”, afirmou o cirurgião.  À Cardiologia está preparando um documento que denuncia isto! Então gostaria muitíssimo que quando este chegar ao seu conhecimento o senhor consiga fazer algo por nós e principalmente pela população!”, afirma o denunciante.

Política Distrital procurou a SES-DF que em nota, por meio da assessoria de comunicação (Ascom) informou que a direção do HBDF explicou: “ACKMB (enzima para diagnóstico de infarto do miocárdio)  está em falta há duas semanas. O processo de compra já está em andamento e o medicamento, que não é encontrado no DF,  deve chegar de São Paulo em no máximo dez dias.”.

Ainda de acordo com a Secretaria, há um processo de compra de stents em andamento com previsão de chegada em 15 dias e esclarece: “Até que os estoques dos dois produtos sejam regularizados os pacientes serão encaminhados para o Instituto de Cardiologia do DF (ICDF).“

Atualização: 28/10/2015 às 15h46 –  Correção de título: Onde Lia-se afirma cardiologia do Hospital de Base, Entende-se: afirma cardiologista do Hospital de Base.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever