23.5 C
Brasília
16 abr 2024 11:38


Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante se reúne com ministro da Saúde

O presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), doutor, Hélio Vida Cassi, deve participar, na terça-feira (27/Out), de reunião com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro. O objetivo da reunião é mostrar ao novo ministro a crise financeira enfrentada pela nefrologia brasileira e reivindicar um reajuste imediato de 30% na sessão de hemodiálise para que as clínicas tenham condições de manter o atendimento aos pacientes renais crônicos. A ABCDT representa mais de 400 clínicas privadas de diálise no Brasil, todas prestadoras de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em ofício encaminhado ao ministro da Saúde, a ABCDT fala sobre as dificuldades financeiras pelo segmento da diálise e transplante que tem como agravante o atraso acontecido no repasse do pagamento às Clínicas, o que de acordo com o documento “desencadeou um movimento espontâneo e legítimo, que surgiu das bases da Nefrologia Brasileira e rapidamente tomou grande vulto nestes últimos dias”.

 “É importante salientar sempre que todo o processo deveria seguir no sentido do respeito mútuo, baseado num diálogo franco e pautado na preocupação de não interferir no bom andamento do tratamento ofertado aos pacientes, e foi bem isso que aconteceu. Os pagamentos acabaram ocorrendo, aliviando um pouco as nossas angústias e trazendo de novo a esperança de poder continuar essa relação de confiança e respeitabilidade iniciada há tão pouco tempo, mantendo aberto juntamente com a Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN o canal de negociações.”

A expectativa é que Castro possa apoiar a inciativa da ABCDT em relação ao segmento de modo a dar à população uma atenção nefrológica cada vez mais com qualidade. “É preciso otimizar a diálise peritoneal, resolver o problema do acesso vascular e das internações dos pacientes renais crônicos, assim como redefinir as regras da terapia dialítica intra hospitalar, entre outras coisas.”.

Com informações de ABCDT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever