20.5 C
Brasília
25 abr 2024 07:48


Bactéria causadora de Cólera é identificada em estação de tratamento DE ESGOTO da Caesb

Por Renato Souza

Pela primeira vez na história o Distrito Federal registra a bactéria que causa a cólera. A bactéria foi identificada na estação de tratamento da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) que fica na Asa Norte, no centro de Brasília. Por conta da identificação da bactéria, a Vigilância Epidemiológica enviou um alerta para os hospitais do Distrito Federal.

A Caesb reforçou a coleta de água em seis pontos: Asa Norte, Asa Sul, Samambaia, Melchior e dois pontos no Lago Paranoá. Todos os casos anteriores de cólera identificado no DF tinham origem em outras unidades da federação ou em outros países. Há nove anos não se tem notícia da doença em Brasília. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que, apesar de a bactéria estar presente no meio ambiente e ter sido encontrada pela primeira vez no Distrito Federal, não foi registrado um novo caso da doença.

Ao entrar em contato com a água contaminada com a bactéria Víbrio cholerae o indivíduo pode desenvolver a cólera. A bactéria se liga as paredes do intestino forçando a produção de uma grande quantidade de fluídos que causam diarréia e vômitos. Segundo a ONG Médicos sem Fronteiras, geralmente os sintomas da cólera aparecem em dois a três dias após a infecção, mas podem surgir em algumas horas ou em até cinco dias ou mais.

Uma infecção por cólera é normalmente leve, assintomática, mas, por vezes, pode ser grave, resultando em diarreia aquosa profusa, vômito e câimbras nas pernas. O paciente rapidamente perde fluidos corporais, o que leva à desidratação e ao choque. Sem tratamento, a infecção pode levar à morte em questão de horas.

Em 1993 o Brasil registrou uma epidemia, com 60 mil casos de cólera. A doença pode se espalhar rapidamente por meio da água contaminada. O paciente deve receber reidratação oral logo que surgem os sintomas.

Fonte: Renato Souza, Publicado em Facebook

 

Erramos:

Onde Lia-se no título: Bactéria causadora de Cólera é identificada em estação de tratamento DE ÁGUA da Caesb

Foi alterado para: Bactéria causadora de Cólera é identificada em estação de tratamento DE ESGOTO da Caesb

 

Atualização: 06/09/2015 às 0h33

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever