21.5 C
Brasília
19 abr 2024 04:50


Saúde abre licitações para adquirir 53 itens

Investimento aproximado será de R$38,4 milhões

Por Ailane Silva

Mais quatro processos licitatórios foram iniciados pela Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (17), ao custo estimado de R$38,4 milhões para aquisição de 43 medicamentos padronizados e 10 tipos de drenos, totalizando 53 itens. As compras, nos moldes pregão eletrônico, fazem parte das ações da pasta para reabastecer a rede com insumos e normalizar o atendimento.

Atualmente, 61 medicamentos padronizados estão com estoques zerados na rede, entre eles, três dos que constam nos pregões publicados hoje. O restante dos zerados já está com o com processo regular de compra em andamento. Os dados representam evolução, já que no início da gestão mais de 400 medicamentos estavam em falta.

Os remédios das licitações iniciadas hoje fazem parte do grupo de componentes especializados, ou seja, aqueles que servem para tratamento de doenças crônicas e/ou raras, como, por exemplo, colesterol alterado e produção exagerada de hormônios.

“Acreditamos que no prazo de aproximadamente um mês esses medicamentos serão adquiridos, se não houver entraves e os trâmites ocorrerem de acordo com o esperado”, destacou o subsecretário de Administração Geral (Suag) da pasta, Marcelo Nóbrega.

Segundo Marcelo Nóbrega, uma das grandes preocupações da Secretaria de Saúde é dar visibilidade aos pregões, aumentando a competição para reduzir custos. Além disso, a atual gestão está priorizando as compras regulares, ao invés das que são realizadas de forma emergencial, em que os preços são elevados.

“Nós estamos aumentando o prazo para entrega das propostas e publicando as licitações no site Compras Net internet e no Diário Oficial da União, bem como no Diário Oficial do Distrito Federal, para que um maior número de empresas participe e gere maior concorrência”, ressaltou o subsecretário lembrando que a medida tende a evitar licitações fracassadas ou desertas por ausência de empresas.

LICITAÇÃO – Os avisos foram publicados na página 31 do Diário Oficial do Distrito Federal e as empresas interessadas podem entregar a partir de hoje as propostas, que serão abertas no dia 27 deste mês pelo site www.comprasnet.gov.br.

Os editais encontram-se disponibilizados sem ônus, no site, ou com ônus no endereço: Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), Parque Rural s/nº – Asa Norte – Bloco “A”, 1° andar, sala 83/124, Central de Compras da SUAG/SES, CEP 70770-200, Brasília/DF.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever