25.5 C
Brasília
24 abr 2024 11:52


“Não somos invasores” afirma vítima de Rollemberg e das tratoradas de Bruna Pinheiro à frente da Agefis

agefis3Os moradores de condomínios na chácara 200 de Vicente Pires lotaram o auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF)(13/Ago) para debater com os deputados distritais a questão fundiária da cidade, trazida à tona depois da derrubada de casas no local, na semana passada. Os moradores receberam a garantia de uma reunião com o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), nesta sexta-feira, às 16h30.

“Estive com o governador na manhã de hoje e ele me confirmou que amanhã (14/Ago) haverá uma reunião com moradores e parlamentares para encontrar uma saída viável para essa situação”, confirmou o deputado Reginaldo Veras (PDT). Outros deputados também se manifestaram na audiência pública, em que foi discutida também a função e a necessidade da Agência de Fiscalização do DF (Agefis). O deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) observou que “a Agefis não pode ser só um órgão de repressão, pois sua função primordial deveria ser a prevenção”.

Sandra Faraj (SD) voltou a negar a indicação política de Bruna Pinheiro para o comando da Agefis. “Não indiquei e não concordo com esse tipo de ação”, afirmou. Rodrigo Delmasso (PTN) parabenizou o Ministério Público por ter aberto um inquérito para apurar abusos na ação de demolição das casas e declarou sua posição em favor da extinção da Agefis. “Há muito tempo esse órgão perdeu sua função”, disse.

agefis2Para Celina Leão (PDT), o Estado agiu em contradição. “Primeiro o Estado emite autorizações para construir. Depois libera a construção de ruas e a instalação de postes. Chegam com água e luz e passam a cobrar tarifas, inclusive o IPTU. E depois chegam de repente e derrubam tudo na truculência?”, questionou.

Wasny de Roure (PT) lembrou que toda a região de Vicente Pires está na mesma situação. “Nenhum lote ali foi comprado em licitação, pois até hoje não há um plano de ordenamento. Até agora não se comprovou que os terrenos são do GDF, então não cabe esse tipo de procedimento”, ressaltou. Wasny também aproveitou para criticar o governo: “uma ação dessas não é feita sem o consentimento e a aprovação do governador”. Robério Negreiros (PMDB) concordou: “nunca vi um governo tão desastroso e perdido”. E anunciou que a Comissão de Segurança vai apreciar um pedido de convocação de Bruna Pinheiro para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Durante a reunião, Érica, uma moradora de Vicente Pires, ao lado do irmão, cadeirante, agredido durante as derrubadas das casas, fez um depoimento emocionado.

Confira o depoimento:

Com informações de CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever