25.5 C
Brasília
24 abr 2024 11:52


Se para o secretário de Saúde, a KPC é uma farsa, por que seria diferente para os diretores dos hospitais?

Após Política Distrital publicar artigo, intitulado A situação da KPC é uma farsa, diz Secretário de Saúde sobre a presença da superbactéria em hospitais do DF (7/Jul), misteriosamente ou coincidentemente, a coordenação do Hospital Regional de Planaltina (HRP), resolveu, na quarta-feira (8/Jul), voltar atrás e retirar dois pacientes com cultura da superbactéria de isolamento e misturá-los com outros doentes em enfermaria comum, novamente.

O Blog havia publicado denúncia de servidor (3/Jul) de prática sob ordem da coordenação do HRP de manter dois pacientes infectados Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), um deles também com Acinetobacter Baumannii, misturados com outros doentes internados em enfermaria comum. Na ocasião da denúncia, na mesma data, o hospital removeu os pacientes para área de isolamento.

Coincidência ou não, o blog voltou a ser procurado pelo denunciante (8/Jul), para informar que os dois pacientes, com KPC, voltaram a ser colocados com os outros doentes internados naquele hospital. Questionado a fonte, que não pode ser revelada foi enfática. “Parece que a coordenadora apenas esperou ‘esfriar o caso’ e mandou novamente os pacientes para a enfermaria. Isso é um total descaso com pacientes e servidores do hospital.”, afirmou.

Se o comandante faz pouco caso com os problemas das superbactérias na SES-DF, porque as direções dos hospitais deveriam utilizar o protocolo de isolamento. Quem sabe a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Agencia de Vigilância Sanitária (Anvisa) possam perguntar ao secretário de Saúde, João Batista de Sousa, antes que mais alguém morra, vítima da omissão da SES-DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever