28.5 C
Brasília
19 abr 2024 15:57


Secretário da Saúde se explica na CLDF, mas quem estava lá para ouvi-lo?

O secretário de Saúde, João Batista, participou, à convite, de Audiência Pública na Câmara Legislativa do DF (CLDF), na segunda-feira (15/Jun), convocada pelos distritais Ricardo Valle (PT) e Reginaldo Veras (PDT), presidentes das comissões de Defesa dos Direitos Humanos, Ética, Cidadania e Decoro Parlamentar; e de Educação, Saúde e Cultura. O convite foi para que Sousa pudesse tentar explicar a ineficiência da gestão à frente da pasta da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Na ocasião Sousa explicou que o problema a SES-DF se resume a déficit, de recursos, uma vez que dos R$ 6 bilhões destinados à Saúde do DF, 81% são para custeio da folha de pagamento; de profissionais, uma vez que segundo Sousa, há ainda na rede a falta de cerca 12 mil servidores, 290 vagas em UTIs, 3.167 leitos, considerando os parâmetros máximos. Para atender à demanda, seria necessário a construção de 138 novas unidades básicas. Para Sousa: “O sistema de saúde do DF funciona hoje graças à dedicação de servidores comprometidos”, afirmou.

O Secretário criticou ainda a falta de recursos e reconheceu o desabastecimento de medicamentos na rede. Sousa reconheceu que vários itens medicamentosos “chegaram a zero”, mas garantiu que “todos os processos de compra de medicamentos já foram requisitados.”, afirmou.

Em meio ao caos uma boa Notícia

Sousa anunciou a reabertura de setenta leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), até o final deste mês.

Mas infelizmente a gestão de Sousa, tão preocupada com Organizações Sociais, parece ignorar que, mesmo a médio e longo prazo, temas relevantes a exemplo da contenção de gastos exorbitantes em horas extras e de compras emergenciais por parte da Secretaria, poderiam ajudar a equalizar as receitas da SES-DF.

Cadê os deputados?

Na Audiência Pública se fizeram presentes os deputados Agaciel Maia (PTC), Raimundo Ribeiro (PSDB), Bispo Renato (PR), Wellington Luiz (PMDB), Wasny de Roure (PT), Júlio César (PRB) e Rafael Prudente (PMDB).

Alguns parlamentares parecem não ter compreendido o novo momento demandado pela sociedade que espera que se façam presentes a discussões de temas tão relevantes à sociedade, a exemplo da Saúde Pública do DF.

Audiências públicas na CLDF em geral contam com a participação, quando muito, de meia dúzia de deputados. Será que os parlamentares encaram a participação ativa, em ato dessa magnitude, apenas como uma mera ação ou atividade política de um colega, em que comparecer e ser efetivo nas cobranças dos interesses da sociedade, se torna mero sinônimo de se ´prestigiar’ um colega e não uma ação política efetiva relevante à sociedade?

E chico Vigilante?

Um dos maiores críticos da pasta da Saúde na CLDF é sem dúvida, o oposicionaista ao governo, o distrital, Chico Vigilante (PT), e o blog Política Distrital não deixou passar batido essa ausência e questionou ao deputado o motivo da ausência.

Segundo Vigilante a ausência se justificou por estar em consulta médica. Mas o distrital foi além: “Primeiro tive uma consulta médica que demorou bastante e segundo porque era convite. Se fosse convocação eu até cancelava a consulta. Convite o cara vai lá e mente e não tem consequência nenhuma. Que foi o que eu denunciei e cobrei hoje porque ele mentiu descaradamente lá na audiência porque o que estava destinado para custeio era R$ 1 bilhão e ele disse que já tinha 110% e é mentira e eu provei isso hoje. Ele só empenhou 75% e pagou 52%..Portanto isso era uma mentira deslavada o que ele cometeu lá na Câmara. Como era convite pode mentir que não tem nenhuma consequência. Se fosse convocação poderia ser enquadrado por crime de responsabilidade.”, atirou Vigilante.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever