25.5 C
Brasília
18 abr 2024 20:14


Dia do Blogueiro será comemorado em Sessão Solene na Câmara Legislativa

Data foi escolhida por coincidir com comemoração do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Na noite desta Segunda-Feira (8/Jun) será realizado uma Sessão Solene no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em comemoração ao Dia do Blogueiro no Distrito Federal. A proposta é de iniciativa da deputada distrital, Luzia de Paula (PEN), autora do projeto de Lei nº 5.040, de 25 de fevereiro de 2013, que criou no DF o Dia do Blogueiro, oficialmente comemorada no dia 7 de junho. Essa data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa no Brasil.

Deputada Luzia de Paula Foto: Reprodução da Internet
Deputada Luzia de Paula Foto: Reprodução da Internet

De acordo com Luzia de Paula: “A Sessão Solene é uma pequena homenagem ao trabalho dos profissionais da mídia eletrônica. Um trabalho relevante para o acesso a informação da sociedade e para a democracia brasileira.”, conclui.

A Distrital propôs outra iniciativa importante para este segmento. A Emenda à Lei Orgânica nº 74, que destina, no mínimo, dez por cento da verba de publicidade do Poder Público do Distrito Federal para os veículos de comunicação alternativos (jornais, blogs, rádios e TV´s comunitárias). Para Luzia de Paula: “A Lei é um exemplo para todo o país, pois estabelece uma realidade mais digna no que diz respeito à gestão dos recursos destinados a publicidade governamental.”, finaliza Luzia de Paula.

União e reconhecimento

Essa nova categoria de profissionais de comunicação que atuam em todo o mundo e muitos têm se organizado. No Distrito Federal, o surgimento de grupos em redes sociais, organizações e associações refletem essa realidade. Esse é o caso do Movimento Blogueiros de Brasília (MBB) e da Associação Brasiliense de Blogueiros de Políticas (ABBP) que agregam centenas de profissionais que se dedicam a arte e ao desafio de serem blogueiros.

De acordo com o coordenador do MBB, Eldo Gomes: “Brasília tem muita gente conectada. É uma das cidades com mais gente ligada às redes sociais de todo o Brasil. E, por aqui, temos muitos blogueiros, mais de 100, que somados atingem uma média de 1 milhão de leitores/brasilienses. A mídia online da capital federal é segmentada e tem identidade própria”, destaca Gomes.

Para o diretor presidente da ABBP: “Os blogs hoje tem uma presença marcante em todos os segmentos, principalmente, na política. Conseguimos hoje pautar a grande imprensa já há algum tempo”, afirmou ao lembrar do papel importante de Luzia de Paula em prol d esses profissionais: “Isso confirma o reconhecimento do poder Legislativo para com os blogs e com o trabalho sério e competente que os blogueiros fazem na política local. ”, concluiu.

Discriminados, mas cobrados

Os blogueiros que atuam em determinados segmentos em muitos casos são discriminados ao tentar se enquadrar na condição de comunicólogos. Isso acontece por uma série de fatores que vão desde o questionamento em relação a formação em Comunicação Social, à diversidade de segmentos, interesses e a assuntos abordados.

Mas essa nova profissão reflete um momento social, possibilitado pela globalização e democratização da informação proporcionada pela Internet e redes sociais. E como toda profissão, ser blogueiro tem as suas responsabilidades.

O proprietário do blog Rádio Corredor, Odir Ribeiro, como é conhecido, abordou o tema durante o lançamento  da ABBP (9/Dez/15) e questionou o rótulo de mídia alternativa. “Somos tão profissionais e nos dedicamos na apuração dos fatos e nos expomos tanto quanto qualquer outro jornalista de qualquer outro veículo.” Afirmou. Em tempo, após a afirmação a a deputada distrital, Celina Leão, que lembrou que os blogueiros são, inclusive, processados pelos que não se agradam de suas postagens.

Convite aberto

blogueiros

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever