21.5 C
Brasília
20 abr 2024 03:48


Ocupações irregulares: Dois pesos e duas medidas

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) cumpriu na quarta-feira (4/Fev) uma determinação judicial de reintegração de posse no Sol Nascente, em Ceilândia. A operação que conteou com protestos e a intervenção da Polícia Militar (PM), chamou a atenção da população do Distrito Federal. Das 383 famílias que moram no local, 80 tiveram as casas derrubadas. As restantes devem retiradas em nos próximos nove dias.

As famílias atingidas pela reintegração de posse são pessoas que vivem na linha da pobreza e supostamente são vítimas de grileiros. As residentes das casas desapropriadas recorreram às casas de parentes para se alocarem, embora o GDF tenha dado as opções de irem para abrigos ou voltarem ao estado de origem.

De acordo com informações da Agefis, as construções foram feitas entre Junho de 2014 e Janeiro de 2015 e a área deverá ser recuperada, drenada e pavimentada. Para a presidente do Agefis, Bruna Pinheiro: “Este governo não será conivente com novas ocupações irregulares”, afirma Pinheiro.

Mas chama a atenção a agilidade da Agefis em retirar essas famílias de Sol Nascente. Afinal essa foi a primeira grande ação do órgão, na gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Mas permitir que, há mais de quarenta anos, a orla do Lago Paranoá permaneça ocupada nos Lago Sul e Norte, região nobre do Distrito Federal, faz a sociedade refletir sobre a igualitariedade de direitos e deveres dos cidadãos, previstos na Constituição Federal brasileira.

Não se trata de defender os ocupantes do Sol Nascente. Se estão errados e houve uma determinação Judicial, a Lei deve ser cumprida. Mas de se tentar entender, porque os braços da Lei não chegam com a mesma agilidade àqueles que utilizam espaços públicos para mera diversão.

Entre a divina comédia ou tragédia humana, merece os parabéns a capitão da PM, Talita Oliveira Chaves Fontes, que mesmo em cumprimento do dever, soube acalentar uma moradora que viu não só a casa, mas também os sonhos, perspectivas e expectativas de um futuro melhor serem jogados por terra.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever