27.5 C
Brasília
18 abr 2024 16:10


Cargos Comissionados: Entraram Petistas, Frejatistas, Rorizistas, Bernardistas…

O Política Distrital (PD) faz um balanço das exonerações e nomeações publicadas nos Diários Oficiais do Distrito Federal (DODF) Nº 22, de quinta-feira (29/Jan) e Nº 23, de sexta-feira (30/Jan), dentro de órgãos do Governo do Distrito Federal. A iniciativa acontece em decorrência de uma série de críticas de apoiadores do governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), durante a campanha eleitoral. O argumento predominante é que apoiadores e partidários do PT foram os grandes contemplados nas nomeações de cargos comissionados.

As duas edições dos DODFs, foram as últimas a acontecerem até 31 de Maio. Isso porque o governo ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de limite prudencial de 46,55% de gastos previsto para pagamentos de salários, o que impede o GDF efetuar novas nomeações.

Em uma rápida conferida nos nomeados nessas duas edições demonstram que a afirmativa que o GDF nomeou apenas petistas parece não condizer com a verdade. Na verdade é possível se encontrar apoiadores, além do PT, também do ex-governador, Joaquim Roriz, do ex-secretário de Saúde e ex-candidato ao GDF, Jofran Frejat, Roriz e até do ex-secretário de Saúde, Arnaldo Bernardino. Na listas alguns nomes chamam a atenção.

Secretaria de Saúde

Na Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), pasta em situação mais crítica do governo, em ‘estado de emergência, sob decreto de Rollemberg (PSB), algumas mudanças já anunciadas pelo Política Distrital, na coluna ‘Caixa de Pandora’ aconteceram.

A ex-secretária adjunta, Crhistiane Pinheiro Teixeira Gico de Aguiar, foi substituída pelo Ginecologista e obstetra, José Rubens Iglesias.  A advogada, Vanusa Lopes Ferreira Hermeto, amiga do ex-secretário de Saúde, Rafael Barbosa (PT), de quem é amiga, deixou o cargo de subsecretária da Subsecretaria de Administração Geral (SUAG), assumida por José Menezes Neto. Mas Hermeto. Mas a advogada manteve um cargo de assessora especial do gabinete da Secretaria.

A filha do ex-secretário de Saúde, Arnaldo Bernardino, Akalenni Quintela Bernardino, assumiu a diretoria de Atenção a Saúde de São Sebastião.

Administrações Regionais (RAs)

A ex-assessora do ex-governador, Joaquim Roriz, Marly Porto, lotada desde 2008 no gabinete do ex-senador, Gim Argello, também garantiu espaço em assessoria especial do Gabinete, da RA de Recanto das Emas.

Outra nomeada é a ex-coordenadoras da campanha do ex-candidato ao GDF, Jofran Frejat, Ilma das Graças Naves, que assumiu a chefia de gabinete, da RA de Recanto das Emas.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever